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Operações “Just in Time”

Operações “Just in Time”

A logística just-in-time tem por objetivo minimizar ônus no envio de pedidos para corresponder às tendências do mercado. A experiência com estratégias neste tipo de modelo demonstra excelente resultado em custo x benefício.

Assim, este artigo vai mostrar as vantagens da logística de transporte em “JIT'”.

 

O que significa Just-in-Time?

As operações em sistema JIT assumem que um item deixado no estoque é um desperdício de dinheiro.

Isto significa que as empresas passam a fabricar, transportar e armazenar mercadorias conforme necessidade imediata para venda.

Idealmente, as empresas buscam estoques de curto prazo, com intuito de evitar contar com  “capital” parado.

O JIT fornece produtos e serviços na medida desta exigência de mercado.

 

Como funciona o Just-in-Time?

As companhias que não usam estratégias JIT geralmente produzem produtos e, em sequência, contam com sua equipe de marketing para vendê-los. Essa estratégia é o velho “stand-by”, pois você gerencia o fluxo de matérias-primas e produtos prontos para o varejo com base nas expectativas de vendas futuras, normalmente com alta quantidade de produto estocado.

Diferentemente do modelo acima apresentado, operações just-in-time exigem que as empresas sincronizem seu fluxo de matérias-primas e produtos prontos para o varejo de modo coincidir com as demandas dos consumidores. Em vez de produzir e esperar compradores, as companhias fornecem bens e serviços quando os consumidores os exigem. Isso elimina a superprodução, ao mesmo tempo que minimiza custos com material parado.

O JIT requer comunicação constante entre todos os elementos dos diferentes segmentos da cadeia de abastecimento.

 

Quais as vantagens das operações just-in-time?

Utilizar estratégia JIT pode prover incremento na lucratividade à medida que os custos diminuem. As operações em JIT auxiliam na eficácia operacional.

  • Redução dos custos de estoque

Maiores estoques causam mais custos do que a superprodução. Eles exigem mais dinheiro para mantê-los. Os estoques menores permitem que o espaço do depósito atenda melhor às necessidades do varejo.

  • Mais oportunidades de crescimento

Com custos mais baixos devido à redução de produção e manutenção, a empresa pode investir em seu crescimento, de modo expandir as operações para novos mercados ou treinar funcionários em diferentes tarefas. Como resultado há mais competitividade a médio e longo prazo.

  • Clientes satisfeitos

As estratégias just-in-time são inerentemente orientadas para o cliente. As operações JIT forçam as empresas a responder mais rapidamente às necessidades dos clientes. Negócios flexíveis podem se adaptar às novas tendências e levar produtos populares para seus clientes mais rápido que em outros modelos de distribuição.

 

E as vantagens das operações Just in Time para Transportadoras?

  • Maior controle de produção

Ao controlar quanto é produzido é possível se concentrar em aumentar a eficiência.

Além disto, as entregas just-in-time (JIT) permitem que você dimensione rapidamente sua operação se houver um aumento na demanda. Aumentar a supervisão da produção pode ajudar a controlar o tempo perdido esperando a chegada dos materiais de produção.

  • Previne o desperdício

Produtos indesejados e itens danificados são um combustível para o pesadelo dos produtores em todos os lugares. Devido à menor escala de produção, as áreas podem se concentrar na qualidade do produto em vez da quantidade. Ou seja, lotes menores também podem ajudar a suavizar o golpe caso um de seus produtos se torne obsoleto repentinamente.

A prevenção do desperdício também se aplica aos materiais que você usa. Com o gerenciamento de estoque JIT, você pede seus suprimentos quando precisa, reduzindo a possibilidade de que os materiais estraguem antes de serem usados.

  • Reduz o armazenamento

O espaço em depósitos é caro especialmente se um produto estiver parado, acumulando poeira. As operações de entrega em JIT reduzem esta condição, não produzindo ou enviando produtos até que seja necessário.

Os processos em JIT exigem coordenação constante com todas as fases da produção, transporte e venda.

 

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Sistemas como JIT, Milk Run, Round Trip, entre outros, são constantemente utilizados para prover soluções em acordo com demanda fornecida pelo cliente.

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