Abril e Maio 2020: Impacto COVID-19 e Estratégias adotadas

transtry-resultados-meses-abril-maio

Os meses de abril e maio se demonstraram desafiadores. Ante um inimigo que não estávamos acostumados a lidar e com novas contingencias apresentadas diuturnamente, buscamos uma rápida e efetiva adaptação em nível emergencial.

 

SAÚDE & SEGURANÇA: Primeiramente, traçamos a estratégia de saúde para nossos colaboradores, fornecedores e clientes. Como transporte de carga é um serviço essencial e se mantém ativo desde inicio da pandemia, seguimos rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde, ou seja: Adaptamos nossos 7 escritórios (Brasil e Mercosul) e 5 armazéns, identificamos os riscos, incrementamos higienização da frota e chegamos a um MIX de trabalho em home office X presencial. Máscaras, álcool gel, medições de temperatura diários passaram ser parte cotidiana de quem não podia exercer suas atividades de casa.

 

CENÁRIO DE CRISE GLOBAL: No que tange ao volume operacional, outra situação extremamente desafiadora, já que seguimos priorizando nossos colaboradores. Com orgulho, ultrapassamos os últimos 60 dias sem demissões por redução de quadro, suspensões de contrato e/ou reduções de salários, ainda que o volume do transporte nacional, em abril, tenha registrado queda de 38% em relação à media do primeiro trimestre deste ano, enquanto maio outros 30%. Por outro lado, Mercosul se manteve estável em termos de volume operacional, muito pela oportunidade de exportadores incrementarem vendas, mesmo em momento de pandemia, devido a desvalorização do real. Mesmo assim não houve mágica, utilizamos significativos recursos da companhia para manter nosso bem maior: Pessoas.

 

AÇÕES DE ESCALA: Em termos de estratégia de mercado, tivemos oportunidade de concretizar 3 novos contratos no segmento de produto químico perigoso (uma de nossas áreas de expertise), trazendo expectativa de 2.000 toneladas mensais mensais (media pré pandemia). Todos projetos terão inicio em mês corrente e ainda que a expectativa seja de estarem em 60% a 65% de sua capacidade, agregarão valor e escala para fluxo operacional, tão combalido nos últimos 60 dias.

Com máxima intenção em seguir contribuindo de forma efetiva para retomada do mercado, observando níveis de segurança, não mediremos esforços para manter nosso quadro de colaboradores intacto.

Seguiremos desafiando fronteiras  e aproximando mercados!